top of page

Entenda como funcionam os setores do Agronegócio


O agronegócio se refere a todas as atividades econômicas relacionadas ao comércio de produtos agrícolas. Dessa forma, integram a cadeia do agronegócio os mais variados perfis, incluindo: empresas agrícolas, pecuária e fabricantes de defensivos agrícolas.

Além disso, fazem parte do agronegócio ainda as desenvolvedoras de sementes para plantio, os fabricantes de máquinas e equipamentos rurais, as produtoras de rações, os frigoríficos, as empresas de laticínios, os fabricantes de sucos, os moinhos, os armazéns e silos, as atacadistas, dos distribuidores e os exportadores.


Muita gente resume o agronegócio à agricultura e à pecuária. É compreensível que assim o façam, mas essa é uma análise limitada. A cadeia agropecuária tem muitos outros participantes. O correto, então, é definir o funcionamento do agronegócio em três níveis.


No primeiro deles, estão os produtores rurais, seja de micro, pequeno, médio ou grande porte. No segundo, todos aqueles que fornecem insumos, como máquinas, equipamentos, sementes e defensivos. No terceiro, está a cadeia de distribuição, que é responsável por levar os produtos até a mesa do consumidor, incluindo empresas distribuidoras, atacadistas e supermercados.


Sendo assim, o agronegócio funciona por etapas. É como uma rede, na qual cada integrante depende do outro para manter o seu modelo de negócio ativo. E, pelos números que já vimos neste artigo, parece que tem dado muito certo. Vale dizer ainda que há outros setores da economia que se relacionam direta ou indiretamente com o agronegócio, a exemplo das indústrias.


Financeira: bancos e agências de fomento para obtenção de crédito agrícola e contratação de seguro rural; automotiva: fabricantes de tratores e outros; e farmacêutica: desenvolvimento de vacinas utilizadas na pecuária.


A Faculdade de Gestão e Inovação oferece o MBA Gestão Estratégica do Agronegócio com o objetivo de formar profissionais completos e diferenciados para atuarem no agronegócio, proporcionando a descoberta de formas de gestão de fazendas e empresas do agronegócio. Com aulas teóricas e práticas, o aluno consegue expandir seu conhecimento e aplicá-lo no seu dia a dia, melhorando a atuação na sua empresa.


O curso dura apenas 1 ano e meio, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana no formato ao vivo, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Seja um dos líderes do mercado agro! Clique aqui e se inscreva.

Comments


WhatsApp.svg.webp
bottom of page