top of page

Entenda, aprenda e saiba o que é 'cowness'


Segundo Eben Bayer, colaborador da Forbes EUA e CEO da Ecovative, do ponto de vista dos sistemas, as vacas são incríveis e, novamente, melhores no que fazem do que qualquer máquina humana poderia construir.


Com apenas grama e água como insumos, elas produzem leite nutritivo e proteína integral, além de mais de si mesmos. Com uma vaca, um touro, um campo de grama e uma fonte de água, você pode abrir caminho para construir um rebanho.


Ver as incríveis habilidades de um sistema vivo como soluções para nossos problemas é algo que chamo de “cowness”. Quando a natureza tem uma resposta para os problemas que os humanos procuram resolver, suas soluções são geralmente melhores e mais sofisticadas do que qualquer coisa que possamos inventar.


Uma questão fundamental é a escala. Hoje, a escala é fundamental para que qualquer produto ou solução faça a diferença, e a natureza tem seus limites. Com as vacas, vemos isso claramente na pecuária industrial e em todas as suas consequências ambientais e éticas.


Mas, em parte, isso é um problema de monocultura: decidimos que a carne e o leite vêm apenas de um conjunto restrito de fontes animais. Também decidimos que os mesmos tipos de carne e leite devem ser consumidos em todo o mundo.


Uma frente de ‘cowness’ pode preferir trabalhar com o que já prospera em uma determinada região; uma certa fonte de proteína fará mais sentido em um lugar ou cultura do que em outra, e de onde vem um ser vivo é tão importante quanto o que ele faz.


Por exemplo, alavancar os perfis nutricionais dos grilos e sua incrível capacidade de reprodução parece oferecer uma maneira verdadeiramente escalável de atender às necessidades nutricionais de um planeta em crescimento (se o Ocidente conseguir superar seus melindres).


Parte de trabalhar com a natureza é operar dentro de seus limites e com respeito a ela, não apenas tratá-la como um recurso bruto, mas como um ser vivo que compartilha nosso planeta conosco e pode ser nosso parceiro no negócio de viver aqui. Isso deve estar no centro do trabalho com a biologia para projetar ou construir qualquer coisa que os humanos usem.


A Faculdade de Gestão e Inovação oferece o MBA Gestão Estratégica do Agronegócio com o objetivo de formar profissionais completos e diferenciados para atuarem no agronegócio, proporcionando a descoberta de formas de gestão de fazendas e empresas do agronegócio. Com aulas teóricas e práticas, o aluno consegue expandir seu conhecimento e aplicá-lo no seu dia a dia, melhorando a atuação na sua empresa.


O curso dura apenas 1 ano e meio, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana no formato ao vivo, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Seja um dos líderes do mercado agro! Clique aqui e se inscreva.


Comments


WhatsApp.svg.webp
bottom of page