Direito Trabalhista e as relações de Trabalho no Agronegócio

O direito trabalhista é responsável por regular a relação jurídica entre trabalhadores e empregadores, baseado nos princípios e leis trabalhistas. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Constituição Federal de 1988 regem as normas e regras que estabelecem os critérios mínimos para que essa relação seja harmoniosa e lícita, preservando os direitos de ambas as partes e a dignidade humana do trabalhador.

A relação jurídica do trabalho, num contrato realizado entre duas partes, é importante para garantir o sustento do trabalhador e, principalmente, a sua proteção e segurança, uma vez que essa relação é desigual, com uma parte menos favorecida do que a outra. No agronegócio não é diferente, empresas do meio rural também precisam seguir as normas trabalhistas e oferecer, pelo menos, o mínimo exigido em lei aos seus colaboradores.

Um exemplo de relação jurídica são as reformas trabalhistas, que acontecem de tempos em tempos, também englobam o ramo do agronegócio. Em uma reforma feita em 2020, uma mudança que impactou a vida do colaborador foi a decisão de que o período de deslocamento do trabalhador até a propriedade não é mais computado como hora de serviço, apenas o trabalho efetivamente realizado na propriedade. Essa decisão pode ter causado desconforto nos trabalhadores, mas, por ter caráter jurídico, precisa ser seguida.

Já um exemplo contrário que abarca o direito trabalhista no agronegócio é a Portaria 22.677 publicada pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, a qual aprovou a redação da Norma Regulamentadora nº 31 sobre Segurança e Saúde no Trabalho nas atividades de Agricultura e demais, cujo objetivo principal do texto foi determinar os pontos de atenção ao se tratar do funcionamento do ambiente de trabalho rural, com o intuito de evitar acidentes ou doenças que podem ser contraídas através das atividades rurais, mantendo um equilíbrio entre a saúde e segurança dos trabalhadores e o desenvolvimento e produtividade.

No módulo ‘Direito Trabalhista e as relações de Trabalho no Agronegócio’ do MBA Direito do Agronegócio, o aluno aprende sobre as legislações trabalhistas e as relações de trabalho dentro do agronegócio. Com duração de menos de 1 ano e meio, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo, entregando uma experiência 100% digital. Ficou interessado(a)? Clique aqui e saiba mais.

Unidades

AV. T-9, 2.310