top of page

Descubra qual é a relação entre Governança Corporativa e Compliance


A Governança Corporativa está relacionada aos processos, costumes, políticas, leis e instituições que são usados para fazer a administração de uma empresa. É o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.


Em paralelo, o compliance tem relação com a conduta da empresa e sua adequação às normas dos órgãos de regulamentação. Seu significado é, de forma geral, estar em conformidade com leis e regulamentos.


Esse conceito abrange todas as políticas, regras, controles internos e externos aos quais a organização precisa se adequar. Por isso, adequando-se ao compliance, suas atividades estarão em plena conformidade com as regras e legislações aplicadas aos seus processos.


Apesar de suas diferenças, a governança corporativa e a conformidade são processos conectados e complementares um ao outro. Os riscos aos quais eles foram projetados são interdependentes e os controles que modulam os comportamentos das instituições geralmente são compartilhados.


O mercado exige cada vez mais que as empresas sejam transparentes. Para isso, governança corporativa auxilia no comprometimento com a ética, enquanto o compliance garante o cumprimento das leis — ou seja, uma é reflexo da outra.


O melhor caminho é realizar ambas conjuntamente, pois isolar esses modelos pode levar a ineficiências e duplicação de esforços. A governança corporativa define a posição da empresa em relação aos riscos, ética e práticas de negócios; o compliance incorpora essa atitude em relação a leis e regulamentos específicos.


Este e outros assuntos são tratados no MBA Holding e Sucessão no Agronegócio, que trata de temas relevantes para a perpetuidade dessas organizações, apresentando os principais conceitos, dilemas, teorias e fatores de sucesso nos âmbitos jurídico, estratégico, organizacional e humano.


Um dos diferenciais deste curso é a contextualização na prática do dia a dia, colocando cases que trazem a vivência e a experiência para a sala de aula. São 16 meses de aprendizado ao vivo, com experiência 100% digital. Clique aqui e saiba mais.


WhatsApp.svg.webp
bottom of page