O ano de 2020 tem colocado a sociedade mundial diante de muitas incertezas. A principal medida de enfrentamento da pandemia do coronavírus tem sido a redução da circulação de pessoas e de mercadorias, o que impõe limites às atividades econômicas de países afetados, com consequente diminuição das trocas comerciais.
Além disso, mesmo usando táticas personalizadas, como o revezamento de abertura do comércio, as vendas tenderam a cair muito. A causa disso é que muitas pessoas perderam seus empregos e, consequentemente, diminuíram o consumo.
Com isso, a economia deu uma recuada significativa neste ano, o que atingiu muitas empresas, principalmente as de médio e pequeno porte. Muitos empresários se viram com a necessidade de desligar seus colaboradores, e uma grande quantidade chegou até a falir.
Dualidade em um mesmo cenário
De acordo com o levantamento do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às micro e pequenas empresas, divulgado pela CNN, pelo menos 600 mil micro e pequenas empresas fecharam as portas e 9 milhões de funcionários foram demitidos em razão dos efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus.
A pesquisa também mostra que 30% dos empresários tiveram que buscar empréstimos para manter seus negócios, mas o resultado não tem sido positivo: 29,5% destes empreendedores ainda aguarda uma resposta das instituições financeiras e 59,2% simplesmente tiveram seus pedidos negados.
Mas, depois de três meses desde que a doença chegou ao Brasil, empresas grandes e conhecidas também estão sofrendo com as consequências. A Azul, companhia aérea brasileira, precisou demitir mais de mil funcionários, o equivalente a 7% do seu quadro de colaboradores.
Em contrapartida, algumas grandes companhias estão aproveitando o cenário para levantar recursos e isso só é possível por conta da alta liquidez dos mercados. É o caso da Vale que levantou US$ 1,5 bilhão no mercado externo com a emissão de títulos de dívida.
De qualquer forma, em um contexto regido pelo capitalismo, de um lado um ganha enquanto outros perdem. E mesmo em uma pandemia, cenário caótico e de incertezas, é possível encontrar oportunidades de crescimento. No entanto, esses acontecimentos são exceções, o esperado é que muito mais empresas não consigam sobreviver e sofram as consequências desse momento.
Kommentare