top of page

Cresce 8,8% o abate de bovinos no estado do Mato Grosso

Você sabia que houve um crescimento de 8,8% do número de abate de bovinos no estado do Mato Grosso no mês de novembro de 2022? Esse aumento está ligado ao crescimento da oferta de animais terminados na região. Animais terminados ou terminação é quando o animal atinge a última fase de produção na pecuária de bovinos de corte, é também quando eles atingem o peso ideal para abate e que depositam a gordura na carcaça.

Os números apresentados são do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), e foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Eles mostram que, em novembro do ano de 2022, o estado mandou para abate 435,52 mil cabeças de bovinos, enquanto no mês anterior, outubro, o número foi de 400,3 mil cabeças.

Outro dado interessante que podemos apresentar, diz respeito ao crescimento do número de fêmeas abatidas. O número mensal de crescimento variou em 16,03%, com grande destaque a fêmeas em idade superior a 36 meses. Vale ressaltar que, mesmo apresentando um crescimento considerável, o número de machos abatidos ainda superou em 148,06 mil o número de fêmeas. Tendo somado ao todo 291,79 mil machos abatidos, e 143,73 cabeças de vacas.


O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) salienta que: “Esse incremento no volume de fêmeas enviadas ao abate tem sido reflexo da virada do ciclo pecuário que começou a ocorrer em 2022”. Esse resultado foi impulsionado, principalmente, pela região noroeste do estado do Mato Grosso.

WhatsApp.svg.webp
bottom of page