top of page

Conheça o Sistema Lean e seus benefícios aplicados em fazendas

A filosofia Lean é um sistema de gestão que visa o aumento da produtividade e lucro por meio da eliminação de desperdícios. Esta filosofia nasceu na indústria japonesa, mas já é utilizada por grandes companhias no Brasil e no mundo, inclusive em propriedades rurais que buscam aprimorar a gestão.


Seu modo de gestão é considerado como enxuto (ou lean), ao compreendê-lo como um sistema de produção ágil, flexível, inovador e eficiente. A manufatura enxuta é incorporada na rotina produtiva das empresas complementando os avanços da indústria 4.0.


Com a automação de serviços em grande escala, a troca de dados e a remodelagem de etapas de produção e processos com uso de máquinas, inteligência artificial e computadores, é ainda mais relevante que a qualidade da gestão operacional acompanhe o ritmo dos avanços.


No Brasil, as empresas têm espaço para aumentar o uso de ferramentas, técnicas e métodos de manufatura enxuta. Segundo dados de 2019, de 15 técnicas associadas à produção enxuta, um terço das indústrias de transformação (34%) utiliza de 10 a 15 técnicas, ainda que de forma isolada, mas outros 27% não utilizam nenhuma ou utilizam até 3 técnicas.


As técnicas de produção enxuta estão, atualmente, entre as melhores práticas de gestão de operações aplicadas em sistemas produtivos, sendo determinantes para a competitividade da indústria. A falta de conhecimento das técnicas e o alto custo de implantação são as principais dificuldades para adoção das técnicas de manufatura enxuta, segundo as empresas consultadas.


A incorporação da manufatura enxuta como filosofia de gestão também pode ser uma alternativa para a recuperação e fortalecimento da indústria brasileira, que segundo os indicadores industriais de 2020, apresentou alta de 0,8% nas vendas reais na comparação com 2019.


Só no mês de dezembro de 2020 foi registrado aumento de 1,6% no faturamento das empresas em relação ao mês anterior, mostrando que a indústria produtiva vem mostrando reação durante a pandemia global por COVID-19. Em 2020 a indústria alcançou 80,6% de Utilização de Capacidade Instalada (UCI) em dezembro, acima da média do ano de 2020 (76,4%). Esse indicador traz o percentual de uso de máquinas na produção, apontando para um aquecimento das atividades.


Ainda segundo os indicadores, a geração de empregos no setor industrial cresceu 0,2% em dezembro na comparação com novembro, o quinto mês consecutivo de alta nas contratações do segmento. O número de horas trabalhadas registrou alta de 2,5%, a oitava alta consecutiva do índice, que acumula crescimento de 38% no período. Com esse aquecimento da indústria e geração de empregos é fundamental tornar a produção ainda mais eficiente.


A Faculdade de Gestão e Inovação oferece o MBA Gestão Estratégica do Agronegócio com o objetivo de formar profissionais completos e diferenciados para atuarem no agronegócio, proporcionando a descoberta de formas de gestão de fazendas e empresas do agronegócio. Com aulas teóricas e práticas, o aluno consegue expandir seu conhecimento e aplicá-lo no seu dia a dia, melhorando a atuação na sua empresa.


O curso dura apenas 1 ano e meio, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana no formato ao vivo, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Seja um dos líderes do mercado agro! Clique aqui e se inscreva.

Comments


WhatsApp.svg.webp
bottom of page