top of page

Conceitos e aplicações práticas da Gestão Estratégica do Agronegócio

A gestão estratégica consiste no gerenciamento de todos os recursos que o seu negócio rural dispõe para atingir as metas e os objetivos estabelecidos no planejamento. Não é novidade que o sucesso do seu negócio depende de um bom planejamento, o que inclui a gestão estratégica.


A gestão estratégica da produção agrícola refere-se aos produtos finais gerados pelo seu negócio e que serão comercializados. Nesse sentido, a gestão estratégica da produção acaba englobando todos os processos envolvidos na originação do produto.

Se a cevada cervejeira é um dos seus produtos finais, sua gestão estratégica inclui os diversos fatores de produção que afetam sua quantidade e qualidade. Nesse caso, decisões como a escolha da cultivar, área plantada e negociação de preços com a indústria são exemplos de fatores que demandam a gestão estratégica.


O monitoramento do desempenho de determinada cultivar nos últimos anos deve considerar aspectos como ocorrência de doenças, produtividade e qualidade de grãos. Se a cultivar que você utilizou vem demonstrando bons resultados, não há motivos para mudança.


Por outro lado, se a cultivar utilizada por você apresenta boa produtividade, mas ocasiona muitas perdas em função da qualidade, alternativas devem ser buscadas e exigidas. Porém, no caso de introdução de novas cultivares você pode implementar apenas uma porção da área como teste para desempenho e adaptação, evitando semear a área total com uma cultivar nova.


O histórico e previsão climática, demanda da indústria, preço de venda e custos de produção também são indicadores que não devem ser esquecidos no momento de planejar a lavoura. Isso é importante porque mesmo que você obtenha ótima produtividade e qualidade, elas devem estar em conformidade com o acordado com a indústria.


Em resumo, quanto mais indicadores você conseguir monitorar fielmente, haverá mais riqueza de informações e decisões mais sólidas poderão ser tomadas, favorecendo a gestão estratégica e aumentando as chances de sucesso.


Existem diversas ferramentas que facilitam e melhoram a gestão estratégica no Agronegócio. Algumas delas são mais conhecidas e amplamente utilizadas em grandes empresas multinacionais para a gestão estratégica e controle de qualidade em diferentes processos. São exemplos de ótimas e simples ferramentas para a gestão estratégica do seu negócio: 5s, 5W2H, ciclo PDCA e matriz SWOT.


A Faculdade de Gestão e Inovação oferece o MBA Gestão Estratégica do Agronegócio com o objetivo de formar profissionais completos e diferenciados para atuarem no agronegócio, proporcionando a descoberta de formas de gestão de fazendas e empresas do agronegócio. Com aulas teóricas e práticas, o aluno consegue expandir seu conhecimento e aplicá-lo no seu dia a dia, melhorando a atuação na sua empresa.


O curso dura apenas 1 ano e meio, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana no formato ao vivo, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Seja um dos líderes do mercado agro! Clique aqui e se inscreva. Profa. Ma. SILVIANY DA SILVA COUTINHO GUIMARÃES

Comments


WhatsApp.svg.webp
bottom of page