Como realizar campanhas digitais para o agronegócio

O agromarketing é uma estratégia que envolve processos e ações a fim de enumerar as dores e necessidades do mercado, entregar soluções, divulgar e distribuir conteúdo para gerar valor e entendimento sobre produtos e serviços agropecuários, desde o produtor até o consumidor final, que verá o produto nas prateleiras. Mas como realizar campanhas digitais para o agronegócio? No texto de hoje, vamos falar mais sobre o assunto.

Sazonalidade

Insira a presença da sua marca no dia a dia de cada produtor, comunicando-se com ele exatamente nos momentos em que se tornará claro que a sua marca é a escolha ideal para ele. Por isso, além de conteúdo de alto valor, é preciso ter o timing perfeito.

O marketing digital no agronegócio possibilita definir prazos de circulação de campanhas, agendar postagens, interações diretas, divulgação de anúncios de acordo precisamente com as épocas de plantio, colheita, eventos agrícolas, intempéries, etc.

Com o timing perfeito, sua marca consegue obter mais leads qualificados e muito mais conversões a partir da oferta de conteúdo relevante que solucione os problemas do produtor rural em momentos cruciais. Ao levar as informações que o produtor procura em momentos oportunos, por meio da ultra segmentação, sua marca facilita a decisão de compra e acelera o avanço na jornada.

Culturas utilizadas

O objetivo do marketing no agronegócio, além de vender, é ajudar o produtor a sanar suas dúvidas e necessidades. Por isso, invista em know-how de cada cultura utilizada para poder canalizar essas informações em presença digital, com conteúdo de valor sempre acessível ao produtor quando ele mais precisa.

Mostrar seu domínio sobre cada cultura para os clientes certos, e no momento certo, é adequar sua estratégia à sua buyer persona. Dessa forma, é possível otimizar o orçamento e gerar mais valor para o produtor com iniciativas que o ajudam a resolver problemas atuais e atender demandas futuras.

Você pode usar ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) para garantir que suas interações com o produtor sejam feitas nos momentos certos e através dos canais certos. Com esse contato direto com o produtor e com a captação de leads qualificados, sua empresa consegue traçar diversas réguas de relacionamento para interagir simultaneamente com vários produtores em diferentes regiões e momentos de lavoura.

Regionalização

O marketing digital oferece ferramentas de automação que usam inteligência artificial e machine learning. Isso permite que, além de ter todo esse conhecimento sobre cada cliente, você possa criar e gerenciar toda a sua jornada de compra no agro, personalizando a experiência com interações ativadas de acordo com os hábitos de cultivo e colheita de cada região do Brasil.

Assim, você pode ter uma comunicação igualmente eficiente com produtores de todas as regiões do país, falando com cada um de forma assertiva e genuína ao levar em conta dados ambientais e geográficos, tendo como base seus interesses e suas metas.

Para isso, você pode melhorar o posicionamento da sua marca no Google Search para os principais termos de busca de cada produtor em cada região. As campanhas de busca paga no agronegócio são uma excelente estratégia para alavancar sua performance digital em curto prazo.

A Faculdade de Gestão e Inovação oferece o MBA Marketing no Agronegócio que foi desenvolvido para dotar seus alunos de competências essenciais para alavancar e gerir resultados em um agronegócio cada vez mais digital e competitivo.

O curso dura apenas 1 ano e 2 meses, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana no formato ao vivo, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Clique aqui e se inscreva.