Como fazer uma Gestão Estratégica da Pecuária de Corte

Para conseguir uma gestão estratégica em gado de corte é preciso conhecer a propriedade globalmente. Ou seja, fazer um levantamento de equipamentos, área total disponível, área de reserva legal, divisões dos pastos, tamanho do rebanho, categorias e investimentos, além da coleta dos dados zootécnicos.

Com essas informações em mãos, os indicadores de desempenho podem ser definidos, observados, examinados e redimensionados. Esse processo alicerça a essência da gestão, visto que o processamento de dados gera conhecimentos relevantes para a tomada de decisões, permitindo o aperfeiçoamento no uso dos recursos.

A partir desse mapeamento das condições e perspectivas do empreendimento, é possível estabelecer ações corretivas de gestão ou planejamento. Na prática, o conceito de gestão dentro das propriedades de gado de corte deve ser efetuado da seguinte forma:

Diagnostique como estão as condições da fazenda e do negócio; crie metas e saiba onde quer chegar; planeje como atingir as metas estabelecidas e implante formas de controlar o andamento da produção para acompanhar, de perto, se tudo está ocorrendo conforme foi planejado.

Ao longo do tempo, por meio do estudo continuado e comparativo das informações recolhidas, a habilidade administrativa do produtor tende a aumentar, pois ele aprende com as experiências anteriores e refina o seu entendimento global sobre o negócio. Quanto mais dados o gestor tiver, maior será a sua segurança para intervir e atuar e, com isso, maiores serão as probabilidades de obter sucesso na produção.

A Faculdade de Gestão e Inovação oferece o MBA Gestão Estratégica da Pecuária de Corte com o objetivo de formar líderes da pecuária de corte no Brasil, aumentando a produção e a lucratividade nas fazendas. Com aulas teóricas e práticas, o aluno consegue expandir seu conhecimento e aplicá-lo no seu dia a dia, melhorando a atuação no mercado.

O curso é concluído em apenas 1 ano e 4 meses, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana no formato ao vivo, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Ficou interessado(a)? Clique aqui e se inscreva.