Como elaborar um projeto de sucesso para fazenda de gado de corte

Criar gado de corte com eficiência, ou seja, produzir mais carne de melhor qualidade em um menor espaço de tempo, é a prioridade para 10 entre 10 produtores de sucesso. Para entender melhor sobre o assunto, partimos da definição de que gado de corte são as raças bovinas cujas características genéticas são ideais para o abate para produção de carne e derivados.

No Brasil, a criação de rebanho de corte é, sem dúvidas, uma das principais atividades econômicas, sendo também responsável por uma parte considerável do nosso produto interno bruto, PIB.

Nesse sentido, a produção de bovinos de corte é lucrativa já que é uma excelente opção de investimento, afinal, o rebanho brasileiro se desenvolveu muito, tornando-se o maior do mundo. Além disso, há uma uma demanda crescente por nossos produtos, tanto no mercado nacional, quanto no mercado internacional. Mas como elaborar um projeto de sucesso?

Em primeiro lugar, para criar gado de corte, é preciso ter atenção a diversos aspectos que vão desde a escolha da raça, até cuidados com alimentação e gestão da fazenda. O passo a passo é: definir a raça que mais atenda às suas expectativas e que esteja adequada à região da propriedade; investir em melhoramento genético do rebanho; entender sobre as fases de criação do bovino – cria, recria, engorda; ter cuidado com o manejo nutricional; ter cuidado para que as instalações sejam adequadas; fazer um planejamento da gestão administrativa e tornar a fazenda lucrativa.

A realização do diagnóstico deve ser realizada de forma criteriosa para assegurar a veracidade da condição atual da fazenda. O sucesso de um projeto pecuário depende da integração bem sucedida entre uma série de pilares: nutrição, sanidade, reprodução e uma boa gestão financeira e de equipes. Resultados financeiros satisfatórios só vêm quando todos esses aspectos caminham juntos e estão em dia.

A Faculdade de Gestão e Inovação oferece o MBA Gestão Estratégica da Pecuária de Corte com o objetivo de formar líderes da pecuária de corte no Brasil, aumentando a produção e a lucratividade nas fazendas. Com aulas teóricas e práticas, o aluno consegue expandir seu conhecimento e aplicá-lo no seu dia a dia, melhorando a atuação no mercado.

O curso é concluído em apenas 1 ano e 4 meses, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana no formato ao vivo, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Ficou interessado(a)? Clique aqui e se inscreva.