As principais características de um líder da atualidade

Um líder é aquela pessoa que tem a capacidade de administrar pessoas e equipes com as mais diversas personalidades. Além de gerenciá-las de forma a mobilizá-las, com o intuito de atingir um objetivo comum.

De maneira simplória, liderar é conseguir se comunicar com as pessoas fazendo-as enxergar seu valor e potencial de maneira clara e forte, de forma a convencê-las a acreditarem em si mesmas, de que são capazes de se colocarem em movimento, se sentindo parte importante de todo o processo. Mas quais são as principais características de um líder da atualidade? No texto de hoje, vamos falar mais sobre o assunto.

Possui boas habilidades de comunicação

Um bom líder precisa, sem dúvidas, saber se comunicar com clareza e objetividade. Isso porque, não é possível motivar e instruir outras pessoas sem que haja comunicação entre ambas as partes. Dessa forma, é importante escutar o que a equipe tem a dizer e falar sempre que necessário.

Sabe tomar decisões

Outra característica imprescindível de bons líderes é a capacidade de tomar decisões acertadas, com embasamento. Para tal, é importante ouvir a opinião de todos os envolvidos e assumir os riscos da decisão final. Caso algo não dê certo, é o líder quem vai se responsabilizar. Além disso, é importante ter alguém que encerre os debates.

Consegue dar e receber feedbacks

Os colaboradores esperam que o líder seja capaz de dar feedbacks que os auxiliem a melhorar e realizar um trabalho melhor. Sendo assim, o bom líder é aquele que não só consegue orientar bem a equipe, como também sabe escutá-los e ouvir seus feedbacks para, então, otimizar os processos da forma mais eficiente possível.

É um bom gestor

Muitas vezes, a empresa oferece uma posição de liderança a um colaborador que é excelente em seu trabalho. Entretanto, ser muito bom não significa que você tem as capacidades de gestão. Por isso, um líder deve desenvolver, como uma das principais características, sua competência gerencial para realmente motivar e inspirar a equipe.

É um exemplo para o time

O líder precisa ser um exemplo para os colaboradores da empresa. Um gestor que não cumpre horários, desmarca compromissos com frequência e não atinge seus prazos tende a ser mal visto por toda a equipe e, consequentemente, desmotiva os colaboradores a realizar um bom trabalho.

Assume responsabilidades

O bom líder assume as responsabilidades pelo que faz e, também, por seus liderados. Isso diz respeito não só à sua posição na empresa, como à sua vida pessoal. É apenas assim que ele transmite confiança para os colaboradores.

No MBA Liderança e Excelência Humana, o aluno aprende sobre o pensamento sistêmico nas organizações e como a conexão entre todas as partes envolvidas de uma empresa desenvolvem um planejamento estratégico. Com duração de apenas 17 meses, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo, entregando uma experiência 100% digital. Ficou interessado(a)? Clique aqui e saiba mais.