top of page

As melhores estratégias nutricionais para gado de corte

As estratégias nutricionais são protocolos elaborados de acordo com as peculiaridades e necessidades de cada fazenda. Além da importância de executar um bom manejo das pastagens, é fundamental que seja oferecida suplementação na seca, um composto enriquecido com todos os nutrientes necessários para suprir as carências e maximizar o potencial de ganho de peso em cada fase de vida do gado.


Para que a complementação ao pasto seja eficiente, é preciso levar em consideração a idade dos animais, para que o ganho biológico e o financeiro sejam bem aproveitados. Isso porque, por exemplo, é na fase de recria que a taxa de conversão alimentar está no seu auge e os investimentos nesse período garantem uma alta rentabilidade.


Além de suprir o rebanho com proteínas e minerais, os insumos nutritivos contêm aditivos que promovem o crescimento e melhoram a digestibilidade no trato digestório, ou seja, melhoram a eficiência alimentar dos animais, que absorverão ao máximo os nutrientes e terão maior produtividade.


Cada unidade produtiva possui necessidades que devem ser levadas em conta na hora da elaboração dessas estratégias nutritivas. Ao contrário do que se pensa, não basta cuidar apenas dos alimentos fornecidos aos animais, há a necessidade de garantir um bom manejo das pastagens, oferecer suplementação na seca, fornecer um composto que contenha todos os nutrientes de que os animais carecem e potencializar o ganho de peso em todas as fases.


A suplementação que é oferecida de forma complementar às pastagens só poderá ser eficiente se o criador considerar a fase da vida em que os animais se encontram, com o objetivo de favorecer o ganho biológico e o financeiro.


Uma melhor eficiência alimentar pode ser conseguida com essa mesma suplementação, dado que os insumos nutritivos possuem aditivos que facilitam o crescimento e atuam no melhoramento da digestibilidade no trato digestório.


Este e outros temas relevantes são abordados no MBA Nutrição e Gestão de Confinamento oferecido pela FGI, que tem como objetivo trazer uma visão moderna e compreender todos os aspectos sobre nutrição e confinamento de gado de corte, preparando o profissional para a nova realidade da pecuária brasileira.


O curso é concluído em apenas 1 ano e 5 meses, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana no formato ao vivo, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Ficou interessado(a)? Clique aqui e se inscreva.

Kommentare


WhatsApp.svg.webp
bottom of page