top of page

Áreas do Direito que você pode atuar além da Advocacia

Um diploma em direito pode oferecer inúmeras oportunidades profissionais incríveis. No entanto, com tantos campos jurídicos diferentes a serem considerados, pode ser difícil decidir qual caminho legal é o certo para você.

Embora as faculdades de direito não esperem que você escolha antes de se matricular, é sempre uma boa ideia estar informado. Ao obter uma compreensão de quais carreiras o campo jurídico oferece, você já pode encontrar a carreira que melhor se adapta às suas expectativas. Continue lendo abaixo para descobrir campos diferentes do direito:


1. Acadêmica

Você pode usar seu diploma de direito para ensinar em nível de ensino superior ministrando aulas de diferentes disciplinas, mas para se qualificar como professor é necessário estudo adicional. Um profissional de direito na academia também pode estar envolvido em pesquisas e outras atividades acadêmicas relacionadas à sua área de especialização.


2. Judicial

Os juízes são os responsáveis pelos tribunais. Eles garantem que os tribunais sejam administrados de forma justa e presidem os julgamentos ou audiências, atuando como um árbitro imparcial e tomando decisões sobre quais argumentos, questões e evidências são admissíveis.


3. Promotoria

Os promotores são advogados contratados por meio do Ministério Público para representá-los em processos criminais.


4. Procuradoria de Justiça

Os procuradores são responsáveis pela condução de inquéritos, decidindo se um caso é ou não forte o suficiente para ir à tribunal e quais acusações devem ser feitas.


5. Desembargadoria

O Desembargador é o juiz dos Tribunais de Segunda Instância no Brasil, julgando os casos que não tiveram solução finalizada na primeira instancia.


6. Defensoria pública

Um defensor público representa as pessoas que não possui condições de pagar um advogado particular para cuidar do seu caso.


7. Oficial de Justiça

O oficial de justiça trabalha como um auxiliar no Tribunal de Justiça e é encarregado de atividades operacionais e em campo, como por exemplo cobrar dívidas e entregar notificações.


8. Delegacia de polícia

Um delegado planeja, dirige, gerencia e supervisiona as atividades e operações do Departamento de Polícia. Pode atuar tanto na Delegacia de Polícia estadual como na federal.


9. Escrivão da Polícia Civil

O escrivão tem muitas demandas sob sua responsabilidade, ele é o profissional responsável por dar cumprimento às formalidades processuais.


10. Diplomacia

Os diplomatas são representantes do nosso país que tentam garantir que as relações entre os países ocorram da melhor maneira possível.

Agora que você já conhece algumas das áreas do Direito em que pode atuar, que tal conhecer um pouco da nossa graduação?


O curso de Direito da Faculdade de Gestão e Inovação, além de moderno também se aprofunda na doutrina e análise da legislação. Nossos alunos aprendem muito mais que Direito e suas aplicações, eles se conectam com o mundo digital e as novas tecnologias aplicáveis ao mundo jurídico. Para obter mais informações sobre o nosso curso, clique aqui. Prof. Me. GERSON SANTANA ARRAIS

Comments


WhatsApp.svg.webp
bottom of page