top of page

Aprenda o que é Administração de Empresas



A Administração é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar. O termo “administração” significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerir negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.


É uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos.


Ou seja, a Administração é uma ciência focada na gestão de recursos humanos e materiais de uma empresa, a fim de extrair o maior valor deles. Existem quatro funções nos quais ela se baseia, que são: planejamento, organização, direção e controle. Quando juntas, elas formam o que chamamos de processo administrativo.


Um amplo conjunto de princípios, práticas e técnicas são empregados na gestão, a fim de conduzir não só os grupos dentro de uma organização, mas também determinar o resultado que eles devem alcançar.


A Administração de empresas tal como conhecemos hoje teve como precursor Frederick Taylor, que foi responsável pela Teoria da Administração Científica. Inclusive, ele criou também o taylorismo, que tem como principal característica a ênfase em tarefas, tendo o objetivo de aumentar a eficácia ao nível operacional.


A tarefa dos profissionais de administração de empresas é interpretar os objetivos da organização, tendo como alvo planejar, organizar, dirigir e controlar ações nos diferentes níveis de uma empresa. A partir daí, conseguimos alcançar as metas propostas e garantir a competitividade no ambiente de negócios.


Em uma empresa, as funções de Administração se desdobram em diferentes níveis. Existem desde profissionais que atuam com elevado poder de decisão e decidem os rumos de uma área, como os diretores, até os executores das diretrizes no dia a dia, como os auxiliares e agentes administrativos.


Na FGI, Faculdade de Gestão e Inovação, a graduação em Administração prepara os profissionais para gerenciar as novas organizações e gerar resultado em uma realidade extremamente competitiva. Durante o curso, há o trabalho conjunto de professores e alunos para conceituação, implementação e análise de resultados de cada um, sempre unindo o conteúdo teórico com a prática. O curso tem duração de 4 anos. Clique aqui e saiba mais.

Comments


WhatsApp.svg.webp
bottom of page