top of page

A habilidade de solucionar problemas de um Administrador

Saber resolver problemas de maneira rápida e eficiente é uma das habilidades muito importantes para os profissionais modernos. Contudo, essa também é uma qualidade que faz toda a diferença na vida pessoal.


Algumas pessoas têm esse dom nato de saber resolver problemas, enquanto que outras, se desesperam e ficam travadas. Um dos profissionais que têm essa habilidade mais desenvolvida é o administrador.


Isso porque solucionar problemas significa identificar, estruturar e oferecer propostas simples e criativas para uma situação incômoda. Para desenvolver isso, é necessário que o solucionador não tenha medo de fazer perguntas, dar atenção a pequenos detalhes, realizar análises, trazer possíveis dados e insights para facilitar o processo de escolha e determinação da melhor opção para o caso.


Por se tratar de uma formação generalista, uma vez que o profissional aprende assuntos diversos sobre empresas, assim, desenvolve um amplo conhecimento sobre o funcionamento dos recursos envolvidos e por isso potencializa a habilidade de solucionar problemas.


Os problemas do dia a dia podem ocorrer tanto dentro das empresas como fora delas e devem ser solucionados o mais brevemente possível. Afinal, um conflito pendente pode ocasionar inúmeros problemas como um ambiente pesado dentro dos setores, desmotivação dos funcionários e até queda das vendas.


Para evitar esse tipo de situação, é indicado implantar o hábito de conversar com os colaboradores, dando-lhes o feedback de suas ações. Isso será essencial para perceberem onde estão errando e como podem melhorar.


É importante frisar que, independentemente do nível do conflito, é preciso agir com rapidez. Uma história mal contada, uma simples fofoca ou até intrigas bobas, por exemplo, podem se espalhar dentro da empresa e virar algo maior.


Em um cenário cada vez mais competitivo e inovador para as empresas, é importante que as mesmas busquem profissionais com postura de solução, assim, não há dúvidas que o administrador é uma boa escolha quando o assunto é alcance de resultados.


Na FGI, Faculdade de Gestão e Inovação, a graduação em Administração prepara os profissionais para gerenciar as novas organizações e gerar resultado em uma realidade extremamente competitiva. Durante o curso, há o trabalho conjunto de professores e alunos para conceituação, implementação e análise de resultados de cada um, sempre unindo o conteúdo teórico com a prática. O curso tem duração de 4 anos. Clique aqui e saiba mais.


WhatsApp.svg.webp
bottom of page