A Gestão de Segurança Pública no Brasil

Segurança Pública é um processo complexo, sistêmico, abrangente e otimizado, que visa a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, permitindo o usufruto de direitos e o cumprimento de deveres. Necessita de ações integradas a nível Federal, Estadual, Distrital e Municipal, com a participação de entidades públicas e privadas e da comunidade como um todo.

A Segurança Pública contempla ações variadas de caráter preventivo (educação, saúde, emprego, e etc); legislativa (definição de crimes e penas); de fiscalização e repressão (atuação dos Órgãos policiais/ Ministério Público); de responsabilização (julgamento do acusado pelo juiz); de punição (cumprimento da pena pelo condenado) e a de ressocialização (reintegração do preso à sociedade).

É natural que essa seja uma profissão desafiadora, sobretudo se a gente considerar os variados contextos socioculturais do território brasileiro, além de sua ampla extensão. Portanto, saber quais são os desafios que virão pela frente é imprescindível para a preparação do profissional, de modo que ele possa elaborar políticas públicas condizentes com o contexto do país.

Os principais desafios do setor são: corrupção, criminalidade, violência e desigualdade social. Apesar destes desafios que envolvem o trabalho de segurança pública no Brasil, o ramo tem alta empregabilidade, considerando-se que a demanda por profissionais dessa área é constante. Por se tratar de um setor essencial à população, quem trabalha no ramo precisa ser extremamente qualificado, além de prezar pela ética e responsabilidade social da profissão.

O profissional de segurança pública é quem elabora, implementa e supervisiona programas sociais que visem reduzir a violência e a criminalidade. Por isso, conhecer e respeitar os princípios da cidadania e dos Direitos Humanos é crucial para assumir uma posição de destaque na área, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.

A FGI, Faculdade de Gestão e Inovação, dentre tantos cursos em sua grade, oferece a graduação em Gestão de Segurança Pública, que tem duração de 2 anos e é o mais completo do mercado. Além disso, favorece o trabalho conjunto de professores e alunos para conceituação, implementação e análise de resultados de cada um.

Sendo assim, os encontros mensais ocorrem em formato real timing, onde o professor expõe de forma conceitual os assuntos e sugere atividades avaliativas. Com a resolução das atividades os alunos verão o conhecimento sendo aplicado na prática. Clique aqui e saiba mais.