top of page

A diferença entre pecuária intensiva e extensiva

Fonte: Reprodução

A pecuária é um importante setor da economia brasileira, e pode ser dividida em duas categorias: intensiva e extensiva. Apesar de ambas envolverem a criação de animais para a produção de carne, há diferenças significativas entre elas.


A pecuária intensiva é caracterizada pela alta densidade de animais em um mesmo espaço, onde o objetivo é produzir o máximo possível em um período curto de tempo. Nesse modelo de produção, os animais são mantidos em confinamento, com alimentação controlada e uso de tecnologias para acelerar o crescimento e obter o máximo rendimento possível. Esse modelo de produção é muito utilizado em países que possuem áreas limitadas para criação de animais, como é o caso de algumas regiões da Europa e Ásia.


Já a pecuária extensiva é caracterizada pela criação de animais soltos em grandes áreas, onde a alimentação é baseada em pastagens naturais, sem utilização de tecnologias que acelerem o crescimento. Esse modelo de produção é muito comum especialmente em regiões com grandes extensões de terra disponíveis para criação de animais.

Apesar das diferenças entre os modelos de produção, ambos possuem seus prós e contras. A pecuária intensiva, por exemplo, tem maior eficiência produtiva e maior controle sobre a qualidade do produto final, mas pode ter impactos negativos no meio ambiente e na saúde dos animais. Já a pecuária extensiva, embora menos eficiente, tem menor impacto ambiental e pode produzir carnes de melhor qualidade, com menos uso de antibióticos e hormônios.

Se você tem interesse em se especializar na gestão estratégica da pecuária de corte, oferecemos o curso de MBA em Gestão Estratégica da Pecuária de Corte. Com uma equipe de professores experientes e uma metodologia de ensino inovadora, o curso tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem com excelência na gestão de negócios relacionados à pecuária de corte, fornecendo conhecimentos sobre as melhores práticas e estratégias para o sucesso da atividade. Clique aqui e saiba mais!

Comments


WhatsApp.svg.webp
bottom of page