top of page

8 maiores dúvidas sobre o curso de Direito


O Direito é o campo que lida com a compreensão e interpretação do sistema de leis, estatutos, decretos e regulamentos que se aplicam a nível nacional ou internacional. Estudar direito é entender a sociedade e as estruturas dentro dela, compreendendo por que temos as leis que temos, como eles evoluíram e como devemos interpretá-las.

Antes de ingressar na faculdade é interessante que você saiba o que esperar. Para te ajudar responderemos as 8 principais dúvidas a respeito do curso e da profissão, confira:

O que será estudado no curso de Direito?

A faculdade de Direito traz uma compreensão ampla e completa dos sistemas jurídicos nos quais se baseia grande parte de nossa vida diária. Os alunos tem a oportunidade de estudar sobre direito do trabalho, direito de saúde, direito de seguros, direito internacional, propriedades e fundos, direito civil, direito societário, direito do entretenimento, direito de imigração, direito marítimo, direito de mídia, direito desportivo, direito fiscal e outros.


Qual é a duração do curso de Direito?

No Brasil, segundo as diretrizes curriculares estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), a duração do curso deve ser de no mínimo 5 anos.

Que carreiras podem ser escolhidas?

O direito é um campo amplo, que possibilita que os profissionais jurídicos busquem oportunidades em ambientes corporativos, privados, governamentais e internacionais. Com um diploma em direito é possível seguir carreira como advogado, consultor jurídico, promotor público, advogado corporativo, mediador, juiz e muito mais.

Quais são as dificuldades encontradas durante o curso?

Qualquer profissão é formada por inúmeros desafios, no curso de Direito não é diferente. Durante a graduação, a quantidade de leituras que precisam ser realizadas pode ser um grande desafio para aqueles que não estão familiarizados com esse hábito.


Como é o profissional da área de Direito?

O profissional de Direito geralmente possui habilidades para falar em público e uma capacidade de formar argumentos e apoiá-los com fatos relevantes. Outras habilidades importantes para a área incluem: pensamento analítico, atenção aos detalhes, pensamento crítico, boa comunicação, interpretação e explicação de assuntos complexos, negociação, comunicação persuasiva, resolução de problemas práticos e habilidades de raciocínio.


Como é o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho para quem tem formação em Direito conta com oportunidades de emprego em várias áreas de atuação, os profissionais podem fornecer aconselhamento jurídico, realizar pesquisas, coletar informações, elaborar documentos legais e muito mais.


Investir em uma especialização faz diferença?

Investir em uma especialização pode ser a chave conseguir excelentes oportunidades no mercado de trabalho. Algumas das especializações mais populares incluem: Direito Penal com foco na relação entre direito e crime, Direito Imobiliário lidando com bens imóveis, Direito Comercial relativo a todas as coisas envolvidas com comércio e indústria, Direito Ambiental com foco na proteção e regulação do meio ambiente, Direito de Família e Direito Internacional relativo às relações entre Estados e países.

Como é o dia a dia do profissional?

O dia a dia do profissional de Direito pode variar bastante, pois para cada cargo na área do direito existe uma rotina específica que é executada diariamente de acordo com as necessidades da área que você escolher para atuar.


Embora os diplomas de direito sejam conhecidos por seus cursos rigorosos e ambientes altamente competitivos, as recompensas valem o esforço para aqueles que prevalecem. Os alunos obtêm acesso a uma carreira jurídica altamente respeitável, você pode ser uma das pessoas que defendem a verdade e garantem que nossa sociedade seja mais segura e justa, e isso é algo de que você deve se orgulhar.


A nossa Graduação em Direito da Faculdade de Gestão e Inovação, além de moderna se aprofunda na doutrina e análise da legislação. Os alunos aprendem muito mais que Direito e suas aplicações, eles se conectam com o mundo digital e as novas tecnologias aplicáveis ao mundo jurídico.


Visite a página do curso para saber mais sobre como estudar Direito na FGI e se tornar um profissional qualificado que trabalha promovendo a defesa e melhorando o acesso à representação legal em todo o país.

Comments


WhatsApp.svg.webp
bottom of page