top of page

4 Coisas que você precisa saber para atuar na área de Direito do Agronegócio

A cada dia que passa, maior a importância da necessidade de integração entre o homem do campo e as normas que regulam sua atividade. Quanto mais o direito estiver relacionado com a cadeia produtiva, maior será o grau de profissionalismo dado à atividade rural. E esta proximidade certamente possibilitará maior sucesso no ramo do agronegócio. No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre as quatro coisas que você precisa saber para atuar na área.


Diversas opções de atuação

Dentre as opções estão a atuação neste mercado tão promissor estão empresas, indústrias e assessoria. Atuar em empresas pode ser bem interessante, principalmente se o perfil do candidato for mais corporativo.


Nas indústrias, o caminho é mais limitado, no entanto, é possível que o advogado faça carreira neste setor. Indústrias de alimentos, indústrias produtoras de defensivos agrícolas, sementes e fertilizantes, operações societárias, fusões e aquisições, e joint ventures de empresas e cooperativas do agronegócio, são alguns exemplos que o advogado pode optar.


Também é possível prestar serviços objetivos orientados às necessidades específicas de negócio dos clientes. Além disso, também é possível atuar com contratos comerciais (incluindo fornecimento de produtos e insumos agrícolas, integração, agência e distribuição, e representação comercial) e representação judicial e resolução de conflitos em todos os ramos do direito aplicáveis a operações do agronegócio.


Conexão com vários ramos do Direito

Diferentemente de outras áreas do Direito como Penal, Civil e Ambiental, em que as normas jurídicas estão dispostas em códigos específicos, no Direito Agrário e do Agronegócio não há esse diploma legal. Ou seja, as regras jurídicas estão separadas em outros códigos, além da Constituição Federal.


Por isso, os profissionais que atuam na área do Direito Agrário e do Agronegócio precisam dominar outras áreas do Direito que se relacionam diretamente com o tema. Além disso, é necessário estudar a fundo a disposição das normas jurídicas de outros ramos do Direito que podem ser aplicadas no Direito Agrário e do Agronegócio nas relações entre o homem e a propriedade rural.


Economia do Brasil

A agricultura e a pecuária são 2 dos principais motores na economia do Brasil, promovendo não só o abastecimento do mercado interno, mas principalmente a grande quantidade de produtos para exportação. Nesse processo, a presença de profissionais do Direito é fundamental.


Os advogados especializados em Direito Agrário e do Agronegócio atuam na orientação jurídica de produtores rurais, cooperativas e empresas de grande porte, além de famílias que vivem e trabalham no campo, viabilizando, assim, a proteção dos direitos de cada agente desse processo.


Carência de profissionais especializados

O mercado de trabalho jurídico tem acompanhado as mudanças que ocorrem no setor agrário e do agronegócio, porém, as demandas são muito grandes, o que exige um número enorme de profissionais capacitados e atualizados nas questões envolvendo o Direito no campo.


Em estados como o Rio Grande do Sul e o Mato Grosso, cuja economia é essencialmente rural, existe um déficit de profissionais do Direito para atuarem em questões como transação comercial, desapropriação de terras improdutivas, normas para o uso adequado do solo, Código Florestal, entre vários outros.


Por isso, fazer uma pós-graduação em Direito do Agronegócio é fundamental para que, dentro deste nicho, sua carreira possa crescer e novas oportunidades surgirem. A especialização de profissionais jurídicos nesta área ainda é escassa. O agronegócio abre um núcleo de desafios cada vez mais específicos na sociedade.


O MBA Direito do Agronegócio forma profissionais especializados para atuarem neste mercado que tende a crescer nos próximos anos. O curso dura menos de um ano e meio, é 100% digital e os encontros são sempre mensais aos finais de semana, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Se você quer se preparar para ser um profissional renomado em uma das áreas mais promissoras do país, acesse aqui e entre em contato com a gente!

Commentaires


WhatsApp.svg.webp
bottom of page