top of page

1 milhão de cooperados: é o que o Agro brasileiro tem hoje


Nosso país alcançou, nos últimos 40 anos, um aumento crescente de produção de alimentos com produtividade e sustentabilidade, graças à ciência e trabalho duro dos produtores rurais. Com a alta crescente nas produções, o aumento de colaboradores também foi percebido.


O agronegócio brasileiro tem 1 milhão de produtores rurais que fazem parte de 1.173 cooperativas. Os dados são da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), entidade que reúne as 4.868 cooperativas que atuam em vários setores, como consumo, crédito, saúde, entre outros. No total, há no Brasil 17 milhões de trabalhadores cooperados.


O agro é o setor que mais tem cooperativas, mas não é somente isso. As cooperativas do setor também são as que mais empregam trabalhadores em seus negócios, que vão de frigoríficos, fábricas, lojas, logística a serviços portuários para escoar a produção do campo. São cerca de 223.500 funcionários empregados pelas cooperativas.


O Dia Internacional do Cooperativismo está completando 100 anos, desde 1923 quando foi celebrado pela primeira vez. A comemoração ocorre sempre no primeiro sábado do mês de julho.


“Em 2012, as Nações Unidas declararam aquele ano como o Ano Internacional das Cooperativas, afirmando que nossas empresas constroem um mundo melhor”, disse Ariel Guarco, presidente da ICA (International Alliance Cooperativa), da qual o Brasil faz parte.


“Hoje, uma década após esse marco, retomamos esse lema e ratificamos nossa proposta de superar os crescentes desafios sociais, econômicos e ambientais que enfrentamos como humanidade.”


Guarco disse, ainda, que “as cooperativas sempre mostram que um mundo diferente é possível: um mundo com justiça social, um mundo em harmonia com a natureza e um mundo em paz”.

Commentaires


WhatsApp.svg.webp
bottom of page