top of page

Ferramentas necessárias para uma boa Gestão do Agronegócio



Com as demandas do agronegócio se fortalecendo, as habilidades sobre a área exigem muito conhecimento técnico sobre a produção agrícola e os procedimentos de manejo pós-colheita, além de montar estratégias de marketing que funcionem melhor para cada caso.


Também é importante conhecer algumas ferramentas de gestão hábeis para otimizar os processos. As ferramentas de gerenciamento são técnicas e estratégias que podem ser utilizadas para melhorar a produção e os processos dentro de uma empresa.


Seu principal objetivo é aumentar o controle e o conhecimento sobre os procedimentos em relação à própria empresa e, principalmente, orientar os responsáveis por determinadas tarefas e ajudá-los a entender exatamente o que precisa ser feito.


Por isso é tão importante usar ferramentas de gestão. Elas ajudam a manter um melhor controle de todos os processos dentro da empresa, aumentando a eficiência dos envolvidos em cada um deles.

Para ajudar a otimizar sua rotina, mostraremos 5 ferramentas de gestão e falaremos um pouco sobre cada uma delas para que você entenda como funcionam:


Ciclo PDCA: O PDCA é um termo formado por quatro palavras que em português significam: planejar, fazer, verificar e agir. Essa abordagem de quatro etapas é um dos pilares dessa ferramenta de gestão que visa melhorar processos e solucionar problemas.


Matriz SWOT: É um termo usado para descrever uma ferramenta que é eficaz na identificação de pontos fortes e fracos das empresas e para examinar as oportunidades e ameaças. Embora seja um modelo básico e direto, tem sido uma prática popular há muitos anos porque ajuda a fornecer orientação e serve como base para o desenvolvimento de planos de negócios.


GUT: Essa é uma ferramenta de apoio à priorização da solução de problemas. GUT é um termo formato por: G – gravidade, U- urgência, T – tendência. A ideia é dimensionar as dificuldades em ordem de prioridade, levando em consideração tanto os impactos positivos quanto os negativos para o negócio.


Diagrama de Ishikawa: Um diagrama de Ishikawa é projetado para mostrar as causas potenciais de um evento ou processo específico. É comumente usado no desenvolvimento de produtos para debater e delinear as diferentes etapas dentro de um processo, alocar recursos e determinar se é provável que surjam problemas de controle de qualidade.


5W2H: Esse método funciona da seguinte forma: você faz sete perguntas e as responde intuitivamente. Dentro das respostas, você vai listar atividades e atitudes que precisam ser realizadas para colocar o projeto em ação e decolar. As sete perguntas são: 1. O quê? 2. Quem? 3. Quando? 4. Onde? 5. Por quê? 6. Como? 7. Quanto?


Em resumo, todas essas ferramentas de gestão ajudam a otimizar os processos dentro de um negócio. E o Gerenciamento de Negócios Agrícolas é projetado para profissionais que desejam uma vantagem quando se trata de criatividade necessária que os mercados competitivos de hoje exigem.


Na graduação de Gestão do Agronegócio você aprende às melhores práticas para o desenvolvimento, maximização e planejamento. Você também é ensinado a usar ferramentas quantitativas, como estatísticas, métodos contábeis, programas e análises para resolver problemas de gerenciamento e planejamento.


Pensando nisso, a Faculdade de Gestão e Inovação oferta o curso de Graduação em Gestão do Agronegócio que capacita o aluno para atuar em todas as etapas do segmento que mais cresce no Brasil. Conheça mais sobre o curso clicando aqui. Profa. Ma. SILVIANY DA SILVA COUTINHO GUIMARÃES

Comments


WhatsApp.svg.webp
bottom of page