Descubra as possibilidades de carreira e o salário médio de um advogado

Fonte: Istock

A carreira de advogado oferece uma ampla variedade de possibilidades e oportunidades em diferentes áreas do direito. O advogado é um profissional essencial na sociedade, pois sua atuação está ligada à defesa dos interesses e direitos de indivíduos, empresas e instituições em questões jurídicas. Com formação acadêmica em Direito e registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o advogado está apto a exercer suas funções em diversas especialidades, como direito civil, penal, trabalhista, ambiental, tributário, entre outras.

Os advogados júnior são os profissionais com até três anos de atuação no mercado. Nessa fase, eles podem trabalhar em escritórios de advocacia ou em departamentos jurídicos de empresas, atuando em casos mais simples e sob a supervisão de advogados mais experientes. O salário médio para advogados júnior é em torno de R$ 3.900,00, embora esse valor possa variar dependendo do local e da área de atuação.

À medida que adquirem experiência e habilidades, os advogados podem progredir em suas carreiras e alcançar a posição de advogados plenos. Advogados plenos possuem entre 3 e 8 anos de experiência profissional e, nesse ponto, eles têm maior autonomia para conduzir casos e lidar com questões mais complexas. Os salários para advogados plenos costumam variar de R$ 10.000,00 a R$ 12.000,00.

Com o avanço na carreira e um nível mais elevado de especialização, os advogados sêniores estão entre os profissionais mais experientes e bem remunerados da área jurídica. Eles têm mais de 8 anos de atuação no mercado e uma sólida base de clientes ou trabalham em posições de destaque em escritórios de advocacia renomados. Os salários para advogados sêniores podem chegar a uma média de R$ 20.000,00.

Vale ressaltar que os valores mencionados são médias salariais, e podem variar significativamente conforme a região, a especialização e o tamanho do escritório de advocacia em que o profissional atua. Além disso, a demanda por profissionais de direito em diferentes áreas pode influenciar os salários oferecidos.

Além das tradicionais atuações em escritórios de advocacia ou departamentos jurídicos, os advogados têm a possibilidade de empreender e abrir seu próprio escritório, oferecendo serviços jurídicos para clientes particulares ou empresas. Outras oportunidades de carreira incluem a atuação como procurador público, defensor público, consultor jurídico em empresas, professor de Direito ou até mesmo seguir a carreira diplomática.

Independentemente da área escolhida, a advocacia é uma profissão desafiadora, mas que pode ser recompensadora em termos de satisfação pessoal e financeira.