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Branding: o que é e qual a sua importância


Toda marca, assim como seus produtos e serviços, representam algo para os seus consumidores. Na prática, é basicamente como eles enxergam a marca, sua personalidade, valores e posicionamentos diante da sociedade. Sendo assim, os consumidores compram daquelas empresas com as quais eles se identificam mais.

Logo, toda essa percepção influencia diretamente nas decisões de compra. Isso só reforça a importância do branding, conceito que trabalha justamente na construção de percepções positivas para as marcas.

Branding

Branding é a gestão das estratégias de marca de uma empresa, com o objetivo de torná-la mais desejada e positiva na mente de seus clientes e do público geral. Ele envolve ações relacionadas ao propósito, valores, identidade e posicionamento da marca.

Essa gestão de marca inclui um planejamento a longo prazo e criação e gerenciamento dos elementos de sua identidade visual para, assim, conseguir potencializar a percepção da sua empresa na mente dos consumidores.

A Uber, por exemplo, quando chegou ao mercado, seu posicionamento era focado em inovação, em mudar o jeito como nos relacionamos com o transporte. Todas suas movimentações de mercado eram focadas em mostrá-lo como a nova opção para transporte, sempre se associando a modernidade, enquanto as outras modalidades de deslocamento eram obsoletas.

Com o avanço de outros concorrentes com modelos de negócios parecidos, a Uber teve que se adaptar a um posicionamento de diferenciação. Seja focado em segurança, preço, ou melhor experiência para o usuário, o que acreditarem que é um valor único do seu serviço.

Importância do Branding

O maior benefício é fazer com que os consumidores comprem o produto ou serviço independentemente de preço, condições de pagamento, conveniência, qualidade da concorrência ou qualquer outro motivo mais racional. É mostrar o quanto a marca poderia fazer falta caso deixasse de existir, ou seja, o quão ela é indispensável na vida das pessoas.

Para que isso ocorra, ainda no planejamento, devem-se alinhar os objetivos de negócio com as necessidades do público. Assim, ficará claro quais valores devem ser propostos para que os consumidores os associem com a marca.

A consequência desse processo, naturalmente, é um aumento nas vendas e faturamento, pois as pessoas passam a se identificar com o posicionamento apresentado. Logo, ao investir no Branding há uma melhora perceptível do reconhecimento de marca no mercado e na criação do laço de confiança entre consumidor e empresa.

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