O que é leasing e qual o seu funcionamento?

Fonte: Freepik

O leasing, também conhecido como arrendamento mercantil, é uma modalidade de negócio que permite a utilização de um bem por um determinado período, mediante pagamento de um valor mensal. É um contrato firmado entre uma empresa especializada em leasing, a arrendadora, e uma pessoa física ou jurídica, o arrendatário.

O funcionamento do leasing é relativamente simples. O arrendatário escolhe o bem que deseja utilizar, como um carro, uma máquina agrícola ou um imóvel, por exemplo. A arrendadora, por sua vez, adquire esse bem e o disponibiliza para o arrendatário por meio de um contrato de arrendamento.

Durante o período do contrato, o arrendatário deve realizar os pagamentos mensais, que incluem uma parcela referente ao valor do bem e outra referente aos juros do contrato. Ao final do contrato, o arrendatário tem a opção de comprar o bem pelo valor residual previamente estabelecido no contrato ou devolvê-lo à arrendadora.

Uma das vantagens do leasing é que o arrendatário não precisa desembolsar uma grande quantia para adquirir o bem, já que paga apenas as parcelas mensais. Além disso, o leasing permite que o arrendatário tenha acesso a bens que, de outra forma, poderiam ser financeiramente inviáveis.

No entanto, é importante que o arrendatário fique atento às cláusulas do contrato de leasing, como o prazo e o valor das parcelas, além do valor residual, que pode variar dependendo do bem. É recomendado que o arrendatário consulte um profissional especializado em finanças para avaliar se o leasing é a opção mais vantajosa para sua situação específica.

Para empresas do setor agrícola, o leasing pode ser uma alternativa interessante para aquisição de máquinas e equipamentos utilizados na produção agrícola, uma vez que permite a renovação do maquinário de forma mais frequente e sem a necessidade de grandes investimentos iniciais.

Se você está buscando se especializar nesse assunto, não perca a oportunidade de se inscrever no nosso MBA Contabilidade, Auditoria e Perícia do Agronegócio e se tornar um profissional ainda mais completo e capacitado. Clique aqui e sabia mais!

Unidades

AV. T-9, 2.310