Goiás bate recorde na produção de grãos

Segundo levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o estado de Goiás bateu recorde na produção de grãos na safra 2019/2020, com destaque para a produção de soja, milho e sorgo.

Os dados que foram divulgados recentemente, no último dia 10, mostram que houve um crescimento de 8,9% com relação à safra 2018/2019. Ainda segundo o Conab, os motivos do crescimento foram o aumento de 7,2% da área plantada, chegando a 6,07 milhões de hectares, e de 1,5% da produtividade, o que gerou 4.535 quilos por hectare.

O crescimento no estado acompanhou um registro histórico na produção em todo o país. Na safra 2019/2020, o Brasil produziu 257,8 milhões de toneladas no total, o que representa um aumento de 4,5% com relação ao período anterior.

Os principais destaques foram as culturas de soja e milho. Foram produzidas 13,1 milhões de toneladas de soja e 12,6 milhões de toneladas de milho na safra. O estado é o terceiro maior produtor das duas culturas no país. Além disso, a produção de sorgo aumentou 10,9% com relação à safra passada e chegou a 1,09 milhões de toneladas. Um grande avanço para o agronegócio em Goiás.

Mas não para por aí. A Conab divulgou que o estado também teve aumento da produção de arroz e feijão na mesma safra. A produção de arroz foi de 120,4 mil toneladas (6,9% a mais que 2018/2019) e a de feijão, 332,8 mil toneladas (aumento de 9,3% sobre a safra passada). Mesmo Goiás não sendo autossuficiente nessa produção, necessitando de outros estados para compor o estoque, esse crescimento é significativo.

Já na parte de frutas, o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou dados que indica a produção 204,3 mil toneladas de banana, 138,6 mil toneladas de laranja e 1.983 toneladas de uva.

O secretário Antônio Carlos ressalta que apesar da produção de frutas em Goiás ainda ser pequena no comparativo a outros estados, o Governo de Estado investe na abertura de novos polos de produção, como o de Fruticultura Irrigada no Nordeste do Estado, em implantação por meio da parceria entre o Governo de Goiás e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).