5 Curiosidades Sobre Ciências Contábeis

O profissional formado em ciências contábeis desenvolve atividades variadas tanto no setor público quanto na esfera privada. É quem administra, acompanha e gere as contas de uma instituição, registrando as despesas, as receitas e os lucros, tendo ainda competência para fazer as declarações de imposto de renda.

Sua formação possibilita fazer leituras críticas do cenário econômico, as quais são aplicadas a diversas ações. Sabendo disso, no texto de hoje, vamos listar cinco curiosidades sobre o curso.

Uma das carreiras mais disputadas

Direito? Medicina? Também, mas não os únicos. De acordo com o portal Guia do Estudante, o curso de Ciências Contábeis está entre os 10 mais disputados no ensino superior desde 2012. E não é por acaso que a procura pela profissão na área da contabilidade é tão grande. Afinal, toda empresa precisa de um contador para cuidar de toda a documentação: emissão de notas fiscais, tributação, impostos, entre outros.

O mundo contábil também está no FBI

O que a unidade de polícia do Departamento de Justiça dos Estados Unidos tem a ver com o mundo da contabilidade? Tudo. O FBI é um dos lugares que mais contrata contadores. Para dar conta de todos os trâmites burocráticos e ajudar na resolução dos crimes e na análise de dados, estima-se que o órgão conte com mais de dois mil agentes especiais formados na área.

Contador ou contabilista?

Enquanto o contador é o nome dado aos estudantes que se formam no ensino superior, pelo curso de Ciências Contábeis; o contabilista é utilizado para definir quem tem formação técnica na área.

O símbolo da contabilidade

O símbolo que representa a contabilidade é o caduceu de Mercúrio, também conhecido como o cajado de Hermes. Esse deus, tanto na mitologia grega quanto romana, é considerado o mensageiro de todos os outros.

O cajado ou caduceu é um bastão de ouro torneado por duas serpentes e que na parte superior tem um duas pequenas asas ou um elmo dourado. O caduceu representa equilíbrio moral, boa conduta e diligência.

Exatamente por isso, o caduceu também é utilizado na contabilidade como garantia de patrimônio das empresas, clientes e entidades nos procedimentos contábeis. O Bastão representa o poder de quem conhece a Ciência Contábil, as Serpentes representam a sabedoria, isto é, o pensar antes de agir e as Asas representam a agilidade, a dedicação e o cuidado ao exercer a profissão. Já o Elmo é a peça de armadura antiga que protegia a cabeça e que representa a proteção aos pensamentos baixos que levam a ações desonestas.

Dia, padroeiro e nomes famosos

A contabilidade tem muitos motivos para comemorar e muitas datas também. No calendário, há pelo menos três, cada uma delas com um significado:

14 de janeiro: Dia do Empresário Contábil;

25 de abril: Dia do Contabilista;

22 de setembro: Dia do Contador.

Alguns calendários incluem ainda mais uma data, o dia 21 de setembro como o Dia de São Mateus, o padroeiro dos profissionais de contabilidade. Por falar nisso, na Bíblia, São Mateus é conhecido como um dos doze discípulos. Antes, ele era um cobrador de impostos, tudo a ver com a profissão.

Alguns nomes do mundo contábil ganharam fama em outras áreas. Um deles é o apresentador Silvio Santos, o dono do SBT. Você sabia que ele é formado em contabilidade? Além dele, o cantor e vocalista da banda Rolling Stones, Mick Jagger; os músicos Robert Plant e Kenny G. e o escritor John Grisham são mais alguns nomes famosos.

Neste cenário tão vasto e com tantas possibilidades, a FGI oferece a Graduação em Ciências Contábeis que, durante os 4 anos, leva em consideração todas as inovações educacionais e da carreira do futuro profissional em contabilidade.​​

O programa é voltado para profissionais e futuros profissionais que têm como desafio trabalhar a contabilidade nas suas diversas especificações, tais como: planejamento contábil comercial, industrial, rural, bancário e público; auditoria e análise contábil. Acesse aqui e saiba mais.