top of page

5 características de um empreendedor de sucesso


Para se tornar um empreendedor de sucesso, não basta apenas ter uma ideia de negócio e um capital para investir. Montar uma empresa é um desafio diário, mas também não é uma exclusividade de quem já nasceu com as características de um empreendedor.

Elas existem, é claro, mas podem ser desenvolvidas também por pessoas que desejam empreender. Para isso existem cursos e oportunidades de vivência que podem formar ou reforçar a capacidade de empreender.

Para Alessandro Leite, gerente do Sebrae-SP, é possível desenvolver determinados comportamentos para quem deseja ser bem sucedido gerenciando o próprio negócio. Por isso, separamos as 5 principais características de um empreendedor de sucesso.

Iniciativa

Ninguém resolve montar um negócio se estiver acomodado na atual situação profissional. É preciso estar atento às oportunidades e agarrá-las assim que perceber que tem capacidade para isso. Não basta ter boa intenção, é preciso agir e fazer as coisas acontecerem.

Colocar em prática uma ideia de negócio quando muitas pessoas tentam te convencer a não fazer é muito difícil. “Muitos enxergam as oportunidades, mas não conseguem colocar em prática porque não tem iniciativa”, resume Leite.

Por isso, ação.

Perseverança

Está mais do que claro que o empreendedor encontrará muitos obstáculos pelo caminho: encontrar clientes, bons fornecedores, lidar com a concorrência, e, inclusive, consigo mesmo. Ter que lidar com essas situações podem levá-lo a questionar sobre a criação do negócio e se vale a pena mantê-lo.

Muitas vezes um erro ou fracasso contém lições valiosas para realinhar seus planos, mesmo que exijam ainda mais esforço. Nunca desista no primeiro tropeço. Diversos empreendedores tiveram que passar por tribulações até atingir o sucesso que esperavam. Tenha em mente que faz parte do sucesso errar.

Planejamento

Ter metas e monitorar as informações de uma empresa são atitudes necessárias para quem deseja crescer de maneira planejada. Montar um plano de negócios no começo da empreitada e depois deixar de lado não é recomendável.

O empreendedor precisa estar constantemente monitorando e analisando os resultados de seu negócio. Assim, pode desenvolver planos de ações para corrigir erros e, também, potencializar os acertos.

Autoconfiança

Entre as características de um empreendedor de sucesso está a crença inabalável nas próprias capacidades. Confiar em suas próprias opiniões e transmitir esse sentimento para a equipe são comportamentos essenciais para quem almeja ter sucesso no mundo do empreendedorismo.

Isso não significa, evidentemente, que o empreendedor estará certo 100% do tempo. No entanto, se tiver conhecimento profundo de seu negócio, saberá extrair as informações necessárias para tomar as decisões corretas e liderar a equipe para o sucesso.

Liderança

A figura do chefe que comanda o negócio de forma autoritária e lidera pelo medo está totalmente ultrapassada. O líder moderno é um exemplo para seus colaboradores, motivando-os, ouvindo-os e delegando tarefas importantes, podendo assim exigir, em troca, o comprometimento necessário por parte deles.

Além disso, um bom exemplo de liderança permite que os colaboradores atuem de forma ativa no negócio, colaborando de forma autônoma e gerando novas oportunidades para a empresa.

WhatsApp.svg.webp
bottom of page