top of page

Ferramentas essenciais na gestão do agronegócio


O agronegócio é uma atividade que exige de seus profissionais a capacidade de lidar com multitarefas diariamente. É preciso gerenciar questões administrativas do negócio, mas também conhecer as operações a campo. Por isso, a adoção de ferramentas de gestão do agronegócio é uma necessidade cada vez mais imprescindível.


Com o avanço tecnológico dos últimos anos, novas ferramentas de gestão do agronegócio são continuamente lançadas e implantadas nos mais diversos tipos de áreas do setor rural, como consultorias, revendas de insumos agrícolas e escritórios de gestão do agronegócio.


Essas ferramentas estão se tornando mais amplas, otimizando os trabalhos de agricultores e empresários rurais para que tenham melhores resultados em seus negócios. Conheça mais sobre elas no texto de hoje.


Ciclo PDCA

Essa é uma das ferramentas de gestão do agronegócio mais simples e com fácil adaptação para propriedades rurais de diferentes portes. PDCA é a sigla para “Plan, Do, Check, Act”, que significa “Planejar, Fazer, Verificar, Agir”.


Essa ferramenta vai auxiliar o profissional do agronegócio a otimizar suas operações, processos e produtos de forma contínua, estimulando o aumento da qualidade e da produtividade, por meio da redução de gastos e desperdícios. Vale lembrar que esta ferramenta também pode ser utilizada em conjunto com outros recursos, possibilitando otimizar todo o agronegócio.


Matriz SWOT

Essa ferramenta é bastante indicada para produtores rurais, pois dá a possibilidade de eles poderem analisar o ambiente atual dos seus empreendimentos, verificando pontos fortes e fracos, bem como quais são as ameaças internas e externas.


O termo SWOT significa “Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats”, ou seja, “Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças”. A aplicabilidade dessa ferramenta de gestão do agronegócio é bastante simples.


As forças são os elementos que representam o destaque do ambiente interno do Agronegócio. As fraquezas são as características dentro do ambiente interno que desfavorecem a sua empresa diante dos concorrentes.


Já as oportunidades e ameaças se relacionam ao ambiente externo do agronegócio. As oportunidades representam as chances geradas para a sua atividade rural. As ameaças são os elementos desfavoráveis externos ao negócio.


Com todo o levantamento realizado, o gestor deve analisar o que ele pode fazer para aproveitar os pontos fortes e as oportunidades do seu negócio, assim como melhorar pontos fracos e tentar minimizar os efeitos das ameaças potenciais. Em outras palavras, a matriz SWOT representa um plano de ação bastante necessário.


5W2H

Dentre as ferramentas de gestão do agronegócio, essa é possivelmente a menos conhecida, mas ainda assim é bem simples e bastante prática. Essa ferramenta funciona como um plano de ação no qual cada um dos elementos irá auxiliar o gestor a visualizar melhor as ações que precisam ser colocadas em prática, e de que forma deverão ser executadas.


A Faculdade de Gestão e Inovação oferece o MBA Gestão Estratégica do Agronegócio com o objetivo de formar profissionais completos e diferenciados para atuarem no agronegócio, proporcionando a descoberta de formas de gestão de fazendas e empresas do agronegócio. Com aulas teóricas e práticas, o aluno consegue expandir seu conhecimento e aplicá-lo no seu dia a dia, melhorando a atuação na sua empresa.


O curso dura apenas 1 ano e meio, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana no formato ao vivo, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Seja um dos líderes do mercado agro! Clique aqui e se inscreva.


Comments


WhatsApp.svg.webp
bottom of page