top of page

Aumento da Produtividade e Crescimento Sustentável no Agronegócio



O conceito de sustentabilidade consiste na capacidade de um produtor rural associar seu trabalho a técnicas sustentáveis que promovam a preservação da natureza, sem comprometer a produtividade.


Dessa forma, a sustentabilidade no campo, também conhecida como sustentabilidade rural, utiliza práticas de preservação ambiental para as atividades do dia a dia, bem como a adoção de novas tecnologias e aplicação de métodos sustentáveis na rotina da fazenda.


Contudo, ela se destaca por utilizar recursos naturais na realização de atividades rurais sem prejudicar o ambiente, ao mesmo tempo que proporciona ferramentas para que o desenvolvimento agrícola seja mantido e as necessidades da sociedade sejam atendidas.


A sustentabilidade no agronegócio envolve práticas de preservação ambiental nas atividades agrícolas, bem como adoção de novas tecnologias e aplicação de métodos sustentáveis na rotina do campo. Sendo assim, praticar a sustentabilidade na agricultura é proteger a biodiversidade, produzir alimentos saudáveis e de boa qualidade, fazer uso de adubos naturais, rotação de culturas e muito mais.


Em síntese, podemos afirmar que a sustentabilidade e o meio ambiente têm sido um dos principais enfoques do agronegócio nas últimas décadas. Logo, pesquisadores, agricultores, agrônomos e demais profissionais têm procurado sistemas de produção agrícola que possam aliar os quatro pilares da sustentabilidade e simultaneamente garantir a boa produtividade agrícola e o lucro para o produtor.


Nesse cenário, o agronegócio começou a se modernizar, o que estimulou o investimento em estudos e pesquisas no setor e consequentemente impulsionou o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, focando no aumento da produtividade e do lucro.


Assim, o conjunto dessas e de outras ações viabilizam o fornecimento de um produto cada vez mais confiável e de qualidade ao consumidor. Além disso, minimiza os impactos socioambientais e econômicos a fim de garantir o bem-estar de toda a sociedade e o equilíbrio da produção de um modo geral.


O aumento da produtividade e o crescimento sustentável no agronegócio é um dos temas que serão abordados nos painéis do Congresso C2Agro. A palestra será ministrada por duas personalidades de renome: Marco Elísio, da Valtra Tratores, e Antônio Pereira da Tv Agro.


É válido lembrar que o evento é beneficente, ou seja, 100% dos lucros adquiridos no congresso serão destinados à doação para famílias carentes na cidade de Jataí-GO. A Faculdade de Gestão e Inovação - FGI promove o Congresso Centro-Oeste do Agronegócio (C2AGRO) no dia 15 de outubro de 2022 no Sindicato Rural de Jataí.


Para se inscrever, o participante deve adquirir o ingresso no valor de R$79,90 e entregar 1kg de alimento não perecível na entrada do evento. Estudantes da instituição, advogados, filiados à ACIJ e membros de entidades parceiras possuem desconto no valor do ingresso. Para mais informações, acesse aqui.

WhatsApp.svg.webp
bottom of page