Por: Prof. Kellen Cristina Campos Fernandes
Cuidar de uma fazenda não é uma tarefa simples, muito pelo contrário, requer habilidades e responsabilidades grandiosas. Para mantê-la em perfeita ordem, é preciso uma gestão eficiente e funcional. É aqui que entra a administração rural, um conceito fundamental quando se trata do ramo do agronegócio. No texto de hoje, vamos falar melhor sobre a importância de uma gestão eficiente no campo. Continue com a gente!
Administração Rural
É o ramo da economia rural que estuda a organização e administração de uma empresa agrícola, visando o uso mais eficiente dos recursos para obter resultados compensadores e contínuos, além de facilitar as tomadas de decisões ao nível de sua empresa agrícola, com o fim de obter melhor resultado econômico, mantendo a produtividade da terra ao ser assertivo no controle e gerenciamento da fazenda.
Importância de uma gestão eficiente no campo
Muito além de conhecer técnicas de plantio, o negócio rural demanda uma boa gestão para usar, da melhor forma, recursos, equipamentos e pessoas.
A gestão do agronegócio é responsável por dar uma visão estratégica dos negócios e propor decisões eficientes, de modo a melhorar o posicionamento da empresa no mercado. A atividade é cada vez mais importante, uma vez que é uma necessidade agregar mais valor ao negócio para manter a competitividade no mercado.
O acompanhamento e monitoramento de indicadores é indispensável para uma boa gestão do agronegócio. Entre esses indicadores, podemos citar:
● Custos dos insumos e aplicação de defensivos;
● Horas trabalhadas das equipes e dos equipamentos;
● Informações de produtividade de cada plantio;
● Acompanhamento de datas e prazos;
● Planejamento das tarefas que devem ser feitas e quais demandas devem ser atendidas, como insumos para o planejamento da safra, entre outros.
É fundamental compreender os dados do negócio para que as informações possam ser usadas de forma direcionada e seja possível agir para mudar ou aperfeiçoar os resultados.
Comments